Psicóloga(o) como me comunicar com ética

Alexander Baer

Através do Marketing Pessoal na prática

A frase “ninguém ama o desconhecido” faz todo o sentido quando falamos de Marketing pessoal para psicólogos.

Afinal, como as pessoas vão se interessar pelos seus serviços se não sabem quem você é, o que você faz, e como você pode ajudá-las?

É fundamental para qualquer psicólogo entender que, assim como qualquer outra profissão, é preciso ter uma marca e uma imagem bem definida e transmitir isso de forma estratégica ao seu público-alvo.

Muitos profissionais da psicologia acreditam que é “pecado” vender sua marca e imagem no mercado.

No entanto, o código de ética da profissão não proíbe a divulgação dos serviços, mas sim estabelece algumas limitações, como a proibição de fazer anúncios enganosos e de oferecer promoções.

É possível sim, trabalhar o Marketing pessoal de forma ética e lógica, sem comprometer a integridade da profissão.

No mercado atual, os concorrentes dos psicólogos são muitos, desde cartomantes até representantes de crenças religiosas, passando por coachings, coaxingues e outras modalidades de aconselhamento.

Para não perder espaço para esses concorrentes, é fundamental que o psicólogo trabalhe sua marca e imagem de forma estratégica, com base em conceitos sólidos de Marketing.

O Marketing sério não se trata de manipulação ou politicagem, mas sim de entender as necessidades reais do público-alvo e atendê-las de forma satisfatória.

É possível estabelecer uma parceria entre a Psicologia e o Marketing, aproveitando a complementaridade entre as potencialidades e limitações de cada área.

Algumas das ferramentas que os psicólogos podem utilizar para trabalhar sua marca e imagem incluem: marca e imagem, marketing pessoal estratégico, marketing de relacionamento, networking, redes sociais, embalagem psicólogo, endomarketing, notícias e fatos em jornais, revistas, TV, rádio, portais internet, mídia online.

É possível aliar as diferenças entre a Psicologia e o Marketing, trabalhando o quantitativo e o qualitativo de forma complementar.

A Psicologia tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida, a maximização do relacionamento humano e a reflexão sobre o papel social, enquanto o Marketing se preocupa com a concretude e a quantificação.

Combinando esses objetivos e entendendo as ferramentas disponíveis, os psicólogos podem se posicionar melhor no mercado, ganhar visibilidade e autoridade, conquistando mais pacientes/clientes e alcançando seus objetivos pessoais, profissionais e financeiros.

Nunca esqueça, como eu sempre digo: "Não adianta ser o melhor psicólogo desconhecido do mercado".

Não é preciso esperar anos para se tornar um profissional reconhecido e renomado no mercado, é possível alcançar esse sucesso antes do que se imagina.


COMPARTILHE COM OS AMIGOS

Por Alexander Baer 24 de julho de 2025
Você já sentiu aquela vibração quando um palestrante entra no palco e transforma a energia do ambiente? Já saiu de uma palestra com o coração acelerado, a mente borbulhando de ideias com o seu conteúdo/conhecimento e a alma acesa de propósito?
Por Alexander Baer 14 de julho de 2025
Imagine uma orquestra onde cada músico toca o que quer, no ritmo que quiser, sem olhar para o maestro. O que você ouviria? Um verdadeiro caos.
[ARTIGO] O Segredo Para Alavancar Sua Vida e Carreira Está em Você – E Eu Posso Provar!
Por Alexander Baer 11 de junho de 2025
[ARTIGO] O Segredo Para Alavancar Sua Vida e Carreira Está em Você – E Eu Posso Provar!
Por Alexander Baer 20 de maio de 2025
Conclusão: Quem Não Planeja, Sobrevive. Quem Planeja, VIVE!
Por Alexander Baer 3 de abril de 2025
Imagine um palco iluminado. O maestro levanta a batuta, os músicos respiram juntos, cada instrumento preparado para entrar no momento certo. Então, a mágica acontece: harmonia perfeita, melodia envolvente, ritmo impecável. Agora, pare e pense: o que isso tem a ver com vendas? Tudo!
Artigo: Planejamento Estratégico Empresarial: O Segredo das Empresas que Crescem e Dominam o Mercado
Por Alexander Baer 26 de fevereiro de 2025
Artigo: Planejamento Estratégico Empresarial: O Segredo das Empresas que Crescem e Dominam o Mercado
Artigo A fórmula é simples: Intenção + Ação = Transformação professor Alexander Baer
Por Alexander Baer 28 de janeiro de 2025
Artigo A fórmula é simples: Intenção + Ação = Transformação professor Alexander Baer
Torne-se o maestro da sua Vida e Carreira: Descubra o que está faltando! Artigo de Alexander Baer
Por Alexander Baer 29 de outubro de 2024
Torne-se o maestro da sua Vida e Carreira: Descubra o que está faltando! Artigo de Alexander Baer Você está no comando da sua vida e carreira ou está apenas seguindo o fluxo? A resposta pode estar mais perto do que você imagina. Uma pesquisa recente revelou os principais obstáculos que impedem as pessoas de assumir o controle total de suas trajetórias.
Sintonia na Vida e nos Negócios: A Melodia do Sucesso. Prof. Alexander Baer
Por Alexander Baer 26 de setembro de 2024
🎶 O que é sintonia para você? É a paz que acalma, a felicidade que contagia, o ritmo que move! No artigo de hoje, vamos explorar a melodia da vida e o poder da harmonia em nossos relacionamentos e no ambiente de trabalho.
Transformando Organizações em Orquestras: Reflexões do 1º Congresso Rondoniense de RPPS.
Por Alexander Baer 25 de setembro de 2024
Transformando Organizações em Orquestras: Reflexões do 1º Congresso Rondoniense de RPPS.Palestra com orquestra (plateia).rofessor palestrante Alexander Baer.
Mostrar Mais