Psicóloga(o) como me comunicar com ética
Alexander Baer
Através do Marketing Pessoal na prática

A frase “ninguém ama o desconhecido” faz todo o sentido quando falamos de Marketing pessoal para psicólogos.
Afinal, como as pessoas vão se interessar pelos seus serviços se não sabem quem você é, o que você faz, e como você pode ajudá-las?
É fundamental para qualquer psicólogo entender que, assim como qualquer outra profissão, é preciso ter uma marca e uma imagem bem definida e transmitir isso de forma estratégica ao seu público-alvo.
Muitos profissionais da psicologia acreditam que é “pecado” vender sua marca e imagem no mercado.
No entanto, o código de ética da profissão não proíbe a divulgação dos serviços, mas sim estabelece algumas limitações, como a proibição de fazer anúncios enganosos e de oferecer promoções.
É possível sim, trabalhar o Marketing pessoal de forma ética e lógica, sem comprometer a integridade da profissão.
No mercado atual, os concorrentes dos psicólogos são muitos, desde cartomantes até representantes de crenças religiosas, passando por coachings, coaxingues e outras modalidades de aconselhamento.
Para não perder espaço para esses concorrentes, é fundamental que o psicólogo trabalhe sua marca e imagem de forma estratégica, com base em conceitos sólidos de Marketing.
O Marketing sério não se trata de manipulação ou politicagem, mas sim de entender as necessidades reais do público-alvo e atendê-las de forma satisfatória.
É possível estabelecer uma parceria entre a Psicologia e o Marketing, aproveitando a complementaridade entre as potencialidades e limitações de cada área.
Algumas das ferramentas que os psicólogos podem utilizar para trabalhar sua marca e imagem incluem: marca e imagem, marketing pessoal estratégico, marketing de relacionamento, networking, redes sociais, embalagem psicólogo, endomarketing, notícias e fatos em jornais, revistas, TV, rádio, portais internet, mídia online.
É possível aliar as diferenças entre a Psicologia e o Marketing, trabalhando o quantitativo e o qualitativo de forma complementar.
A Psicologia tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida, a maximização do relacionamento humano e a reflexão sobre o papel social, enquanto o Marketing se preocupa com a concretude e a quantificação.
Combinando esses objetivos e entendendo as ferramentas disponíveis, os psicólogos podem se posicionar melhor no mercado, ganhar visibilidade e autoridade, conquistando mais pacientes/clientes e alcançando seus objetivos pessoais, profissionais e financeiros.
Nunca esqueça, como eu sempre digo: "Não adianta ser o melhor psicólogo desconhecido do mercado".
Não é preciso esperar anos para se tornar um profissional reconhecido e renomado no mercado, é possível alcançar esse sucesso antes do que se imagina.
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