Artigo O que uma orquestra e um maestro tem para ensinar às empresas e líderes

Posts Mais Recentes

#posts#

Alexander Baer

Palestrante Nacional com foco em Motivação | Professor MBA da Fundação Getulio Vargas| Personal Marketing Coach | Conferencista | CEO da Escola de Marketing Pessoal©

Quer ficar sempre bem informado?
Quer enviar uma pergunta?

Preencha os seus dados abaixo e envie.


#Quando vamos a um show, temos a expectativa de ouvir aquela música que tanto adoramos executada de forma perfeita. Esperamos que ela emocione. Que faça vibrar. Que traga significado a cada acorde. Qual seria então a sensação de ver a sua música favorita ser reproduzida sem vontade e com erros contínuos? Difícil não notar a diferença.

Na vida pessoal e profissional, não é diferente. Muitas vezes, nos dedicamos tanto a um projeto que acabamos por esquecer família, amigos e até mesmo de nós mesmos. Mas essa falta de sintonia, quando prolongada, acaba por provocar descompasso, abrindo espaço para a desarmonia e nos afastando do sucesso. 


Como está a sua sintonia com os lados pessoal e profissional, e com a organização na qual trabalha? Você está trazendo conceitos como qualidade total, Kaizen, não só para sua empresa, mas também para a sua vida? Por meio de questionamentos como esses, o Palestrante Alexander Baer, Presidente da Alexander Baer & Associados, e professor convidado do MBA Fundação Getúlio Vargas, realiza a palestra Sintonia com o Sucesso.


Já assistida por mais de 35.345 mil pessoas ao vivo, a apresentação conta também com uma orquestra composta por 25 músicos e comandada pelo maestro Carlos Domingues. O objetivo? Desenvolver e aprimorar a trilha sonora de sua vida e da empresa. Observar ritmo, melodia, sintonia e harmonia de cada área da vida e da empresa, buscando uma unidade que traga felicidade e resultados. “Em uma orquestra, se há algum tom que não está encaixado, você acaba ouvindo isso e percebe que algo está em dessintonia. O mesmo acontece em uma empresa ou mesmo com uma pessoa.”, explica Baer.


Entre as empresas que já assistiram esta apresentação, estão Volvo Financial Service, Grupo Comolatti (SP), Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), Tafisa do Brasil, Ajorpeme (SC), ADVBPR,  Hospital Erasto Gaetner e muitos outros pelo Brasil a fora. “Todos os dias os profissionais buscam estar afinados, como pessoas ou profissionais dentro ou fora das organizações, para venderem mais e melhor.

Ao participar de um ensaio de uma orquestra como instrumento para a busca da perfeição da sintonia, várias são as analogias, a começar pelo fato que tanto na música quanto nas organizações não se pode errar, não se tem uma segunda chance.”, completa Baer.

Confira a seguir os seis passos de uma orquestra para o alcance da apresentação perfeita e como este conceito pode ser adaptado para melhorar o seu rendimento e o da organização na qual trabalha:

Ritmo

Enquanto em uma orquestra, a batida, a pulsação, a respiração e o andamento correto do início ao fim da obra marcam o ritmo, a sua energia, ou como Alexander Baer costuma chamar, o seu tesão para produzir algo, determina o ritmo de sua vida. Encontre o seu ritmo profissional, pessoal e organizacional, aumente o ritmo das vendas, da satisfação de seus clientes, da valorização da sua marca e da sua empresa no mercado para caminhar em direção aos seus objetivos. 

Melodia

Durante a apresentação, cada músico usa a própria energia junto com o próprio conhecimento no instrumento para dar a melodia. É essa união de energia e conhecimento que determina o sucesso individual. Da mesma forma profissionalmente o seu conhecimento aliado à vontade de fazer acontecer darão a sua melodia pessoal e profissional.

Harmonia

A troca de informações e de energia, quer sonora ou nas organizações, leva uma obra a ter emoção. Em uma organização, a harmonia com a equipe (departamento/setor) gera sintonia para atingir a eficácia e eficiência (eficiente e eficaz??) e entregar ao cliente um resultado excelente. 

Sintonia

Sintonia em uma orquestra é a responsabilidade de cada integrante em sincronismo com os demais integrantes para reproduzir a obra musical. Em uma organização, isso se traduz no encaixe perfeito das pessoas em suas equipes de trabalho, primeiramente, e com o mercado como um todo, buscando informação e conhecimento para fazer o certo da maneira correta e trazendo resultados para o cliente (ou aplausos para a orquestra).

Maestro

Em italiano significa mestre. “O papel do maestro perante uma orquestra é o de líder, o de gestor e organizador. É ele quem vai transmitir suas ideias, dentro de um contexto emocional – carinho, tristeza, raiva, alegria – e que organiza todas essas ideias para que a obra seja executada”, revela Carlos Domingues. Aproveite esta dica e seja o maestro da sua vida pessoal e profissional, um grande líder da sua vida e para a sua organização. 

Composição

Composição está ligada à criação, inspiração, envolvimento, sentimento, ideias, conhecimento técnico, dedicação e inovação. Tudo isso somado cria uma ideia musical que motiva e leva ao sucesso.

Aproveite para trazer esses conceitos para a sua prática diária e componha a sua trilha sonora, com motivação e entusiasmo, investindo em todos os aspectos da sua vida e na sua empresa para atingir o sucesso.


“As organizações vão aprender com a orquestra a ter o foco de fato no cliente interno e externo atendendo suas necessidades e expectativas com muita criatividade, inovação e ensaio, tudo feito por gente, liderados pelo maestro”, finaliza Baer. 
 #
#post#